quinta-feira, 25 de setembro de 2014

A sabedoria dos cientistas

Bom-dia,  o Sol chama por mim, mas hoje por mais que me custe vou ficar por casa, passo o dia a chá de limão e alimento-me bem. Já vi alguns resultados mas por favor não façam como eu, depois de um banho de chuva é obrigatório um duche quente, vestir um pijama, leite quente com mel não vá um resfriado ou pior,  tece-las...
Apesar do insistente pingo no nariz, aqui vamos: "Mistério revelado! Investigadores britânicos descobriram a resposta para a eterna questão: o que surgiu primeiro - a galinha ou o ovo? Uma proteína da formação do ovo presente nos ovários da galinha significa que a galinha teve de surgir antes do ovo, concluiu um estudo efectuado nas universidades de Sheffield e Warwick,  no Reino Unido.
A descoberta fornece a prova conclusiva que a formação de um ovo só é possível se uma proteína específica,  a ovocledidina-17 (OC), estiver presente nos ovários da galinha.
"Suspeitava-se que o ovo teria surgido primeiro,  mas agora temos a prova científica que mostra que foi a galinha", afirmou Colin Freeman, da Universidade de Sheffield. Utilizando o supercomputador High-End Computing Terascale Resources (HECToR), da Universidade de Edimburgo, para efectuar um zoom elevadíssimo, a investigação mostrou que a OC-17 serve como catalisador do crescimento cristalino necessário à formação da casca. Esta descoberta poderá ser importante no desenvolvimento de materiais avançados.
"Perceber como as galinhas criam a casca dos ovos é fascinante e dá-nos pistaspara o design de novos materiais e processos", explica John Harding, da Universidade de Sheffield. "A natureza encontrou soluções inovadoras que funcionam na ciência e tecnologia de materiais - podemos aprender muito com ela", conclui este professor. Fonte e agradecimentos: revista "Quero Saber", a revista que desperta a sua mente. Outubro 2010.
O que surgiu primeiro, o limão ou o limoeiro?  Já agora, vai uma xícara de chá de limão com mel?

Sem comentários:

Enviar um comentário