segunda-feira, 2 de junho de 2014

Levantei-me cedo, como habitualmente, seguindo a luz do Sol até que esta se feche, como no tempo de Cristo, arrumei e limpei tudo em casa e de mochila às costas levantei âncora, já com o pé na rua e a cabeça a navegar em factos, provas e textos, porque comigo ninguém faz farinha, fui abordada por dois bonitoes, o Mike e o Luke, acompanhados para minha tristeza, por uma tal Nicole. Não sei se foi para meter conversa porque os três já vinham no meu encalço desde a Igreja, o certo é que no preciso momento em que eu viro o meu tronco na direcção deles dou de frente com um dos lindinhos, fiquei indecisa por uns breves segundos porque eu sou uma miúda decidida e de bom gosto, uma vez que foi o Mike, o mais intrépido dos dois rapazes na casa dos trinta, que é a faixa etária que está mais de acordo com a minha, em corpo, alma, espírito e mente. Sem qualquer falsa timidez dirigiu-me a palavra em tom coloquial, amável, sedutor subtil e charmoso, em inglês espanhol ou americano, porque o Luke só repetia " vale ", fiquei na dúvida, ou eram espanhóis, americanos ou de uma qualquer cidade europeia, eram os dois muito brancos, como eu aliás, um certo ar escandinavo, só não reparei na cor dos olhos porque levava os óculos na bolsa e sou mesmo míope, para quem não sabe sou ambliope e tenho astigmatismo, mas nada que me cause mossa. À parte a arritmia, gozo de saúde recomendável, principalmente, a mental, muito graças ao meu estilo de vida saudável, água Luso ao acordar e deitar, sono regenerador e restaurador 8 horas diárias, a noite principalmente, caninhadas, a mínima ingestão de açúcar, e mascavado é o eleito, nenhumas bebidas alcoólicas ou refrigerantes, fruta e gelatinas para sobremesa, nem tabaco, medicamentos ou outras drogas, de tal modo que cistumam perguntar se eu tenho 27 anos e se as minhas filhas são as minhas irmãs mais novas, a saúde requer disciplina, o talento, trabalho, e em ambos eu sou militar, resultado excelente da educação que me foi dada pelo meu Pai, Avó materna e Professores, desde a Pré Primária, no Uige, a minha professora Alzira está guardada no lado esquerdo, acima do meu tórax e não podia esquecer também os meus professores do Carolina Michaelis e da Universidade de Coimbra e Porto, Ensino Público, e os da 1a Escola de Jornalismo, à Rua do Melo, onde estudei aolado de figuras bem públicas, o José Alberto Carvalho da Tvi e o não d menos famoso Paulo Baldaia, director da TSF, mas nenhum deles escreveu um livro sobre a sua infância feliz antes e depois de usufruir do estatuto de refugiada, e essa a estranha diferença, e o género também, e já agora a conta bancária, mas quando um dia notarem de fugida que sou uma escritora de palavra cheia já eu estou a residir algures em Angola, Estados Unidos ou França, pois e uma recomendação do nosso Primeiro e uma necessidade biológica e intelectual minha, pois como é do conhecimento geral, luso e do domínio público internacional, santos da casa não fazem milagres muito menos premeiam escritores sublimes, de raça e determinação, ou já se esqueceram das aventuras lusas de José Saramago? E da sua alusão aos sapos que engoliu? Pois bem, eu sou na maioria dos dias, às refeições, vegan, o que afasta logo a ideia de colocar um guardanapo à frente e enfiar uma garfada nesse animalzinho verde, e também não acredito em sapos que se transformam em príncipes encantados, porque quase sempre transformam-se num animal pior a descambar para o psicopata, esquizofrénico ou bipolar e se o pacote for completo é de dar corda aos sapatos porque eu cá não quero confiança com este tipo de doentes!

Sem comentários:

Enviar um comentário